Alunos do curso de odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) têm denunciado a falta de estrutura na clínica-escola. Os futuros dentistas pedem melhorias na unidade, que apresenta problemas como teto esburacado e equipamentos danificados.
A clínica fica em um prédio de 10 andares no bairro do Canela, em Salvador. Os próprios estudantes fizeram imagens que mostram condições precárias do local.
“Temos um problema muito grande com a estrutura dos ambulatórios, principalmente com as cadeiras odontológicas, que são bem antigas e costumam dar defeito rotineiramente durante o atendimento. Às vezes temos que pular o paciente de cadeira em cadeira até achar uma onde se possa minimamente atender”, comentou o estudante Antenor Vieira.
Ele sinaliza que outro problema é a falta de acessibilidade do imóvel, um prédio antigo onde os pacientes são obrigados a subir de escadas sempre que elevadores apresentam defeito.
“Às vezes são pacientes com problemas de locomoção, e isso dificulta muito nosso atendimento”, completou.
O estudante Rodrigo Luedy comenta que o atendimento é prejudicado sempre que a precariedade na estrutura altera a relação com os pacientes
“Intercorrências acontecem como iluminação e elevador quebrado”, afirmou.
A Faculdade de Odontologia oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para cerca de 500 pessoas diariamente. Os alunos indicam que os problemas na unidade não chegam a interferir nos atendimentos, mas comprometem a qualidade do serviço.
Nidia dos Santos é paciente da unidade há oito anos. Ela diz confiar nos serviços prestados pela faculdade, apesar de perceber as condições da unidade. “Com certeza eles poderiam ter condições melhores de trabalho”, assinalou.
Os alunos do curso fizeram uma manifestação na segunda-feira (24), no centro de Salvador. O grupo saiu em caminhada da sede da faculdade até o Campo Grande. Após o ato, a Ufba informou, por meio de nota, que uma comissão de estudante de odontologia se reuniu com o vice-reitor da universidade, que ouviu e acolheu as demandas do grupo.
As reivindicações dos estudantes estão sendo tratadas com a direção da Faculdade de Odontologia. A Superintendência de Manutenção e Meio Ambiente da Ufba informou que deslocou a equipe para avaliar os problemas e identificar possíveis soluções.
Fonte: G1