A pessoa que deseja ingressa na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) terá uma oportunidade extra, além do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A instituição de ensino superior abre, nesta quinta-feira (19), processo seletivo com 567 vagas residuais para diversos cursos de graduação.
As vagas são para os campi de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro, além da rede Anísio Teixeira de Colégios universitários nos municípios de Coaraci, Eunápolis, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itamaraju, Helvécia, Medeiros Neto, Porto Seguro, Posto da Mata, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas.
Do total, 25 vagas novas são para o curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate. Neste caso, as vagas são prioritariamente a estudantes oriundos do Curso Técnico de Nível Médio em Agroindústria: Produção de Cacau, Chocolate e Derivados, ofertado por meio do Programa Itinerário Contínuo, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Nelson Schaun, em Ilhéus.
Estudantes selecionados e matriculados poderão se inscrever para seleções de bolsas e auxílios estudantis, conforme cumpram com as condicionalidades previstas nos editais geridos pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas (PROAF). As inscrições poderão ser feitas até o dia 9 de janeiro via formulário online.
ALTERNATIVAS DE INGRESSO
São três alternativas para ingresso na graduação. O candidato pode concorrer ao processo seletivo utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio dos últimos 10 anos (2015 a 2024). Nesta opção, caso, o candidato tenha participado de mais de uma edição do Enem entre os anos de 2015 a 2024, vai valer a edição de maior nota final e em que tenha obtido nota superior a zero na redação.
A segunda opção é para egresso do ensino médio. O candidato deve ser classificados, em cada modalidade de concorrência, s utilizando as notas obtidas no ENEM. A terceira opção de ingresso na UFSB é destinada a quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). O candidato concorre às vagas residuais após a classificação, em cada modalidade de concorrência, utilizando o Enem . Acesse aqui a página de inscrição.