O governo da Bahia divulgou, neste sábado (3), que está disponível a relação oficial dos candidatos selecionados no Programa Universidade Para Todos (UPT), oferecido pela Secretaria da Educação da Bahia (SEC). O período da matrícula será entre os dias 5 e 9 de junho, na modalidade presencial, no local e turno que o estudante optou para cursar.
A lista dos selecionados pode ser conferida no Portal do Governo da Bahia (clique aqui e acesse).
A iniciativa tem objetivo de fortalecer a aprendizagem e a preparação dos estudantes do último ano e os egressos do ensino médio, com foco em processos seletivos, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
São 18.966 vagas nos 27 Territórios de identidade, totalizando 310 polos de funcionamento, em 195 municípios. São 3.966 oportunidades a mais do que em 2022, quando foram disponibilizadas 15 mil vagas. Em Salvador, serão 34 polos com a oferta de 2.375 vagas.
Quatro universidades estaduais e uma federal são parceiras do programa: UNEB, UESC, UEFS e UESB e a UFRB.
Por meio de nota, a coordenadora do programa pela SEC, Patrícia Machado, informou que equipes pedagógicas aproveitarão a oportunidade para explicar como funciona o processo de inscrição para o Enem.
“Vamos aproveitar o período de matrícula para orientar os estudantes sobre o programa, esclarecendo os pontos que serão apresentados até o mês de dezembro, nessa pegada pedagógica de preparação para o ENEM e o vestibular”, afirma.
No UPT são abordados os conteúdos de todos os componentes curriculares. As atividades vão acontecer de segunda a sexta-feira, no polo de conhecimento e horário em que o estudante se inscreveu – no contraturno das aulas eletivas e do horário oposto ao do trabalho para os alunos egressos.
Aos finais de semana, os estudantes poderão participar de projetos complementares, como aulões e revisão para o ENEM, e receber orientação profissional para saber o que é projeto de vida, quais são os cursos que cada universidade pública oferece e qual o perfil de profissional, entre outros assuntos.
Fonte: G1