No próximo dia 25 de setembro, Itabuna será palco de um dos eventos mais importantes do ano para discutir os rumos da segurança pública no sul da Bahia. Trata-se do Fórum de Segurança Pública de Itabuna 2025, promovido pelo Grupo de Ação Comunitária (GAC) em parceria com a Faculdade de Excelência UNEX.
O encontro será realizado no auditório da UNEX, das 08h às 18h, com carga horária de 10 horas e emissão de certificados aos participantes. O tema central do evento será: “Violência nas Escolas, Vulnerabilidade Social e Crimes nas Vias Públicas: Construindo Caminhos de Prevenção e Ação.”
A cidade enfrenta um cenário preocupante, com facções criminosas aliciando jovens, furtos e assaltos recorrentes no comércio, além do aumento da violência doméstica. Diante disso, o Fórum surge como um espaço essencial de diálogo entre sociedade civil, órgãos de segurança, gestores públicos, educadores, comerciantes e lideranças comunitárias, com o objetivo de construir propostas conjuntas para enfrentar a criminalidade.
PALESTRANTES CONFIRMADOS:
Autoridades, especialistas e representantes da sociedade já estão confirmados na programação, entre eles:
Rosivaldo Pinheiro, secretário de Educação de Itabuna;
Ten. Cel. PM Robson Farias, comandante do 15º BPM;
Dra. Cleide Ramos Reis, promotora de Justiça;
Ten. Cel. PM Denice Santiago, superintendente de Prevenção à Violência da SSP-BA;
Cel. PM Sandro Crispim, comandante do CPRS;
Dr. Eros Cavalcanti Pereira, juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Itabuna;
Dra. Lisdeili Maria Nobre, delegada e professora;
Dr. Alessandro Fernandes, reitor da UESC.
Além dos painéis, o evento contará com a elaboração de uma Carta Pública de Propostas, que será encaminhada às autoridades competentes como contribuição coletiva para políticas públicas de segurança.
O Fórum é aberto a educadores, estudantes, comerciantes, conselhos comunitários, órgãos públicos, profissionais da segurança, lideranças religiosas e comunitárias, acadêmicos e cidadãos interessados.
As inscrições custam R$ 30,00 + taxa Sympla e estão disponíveis no link: Inscreva-se aqui
As vagas são limitadas a 240 participantes, capacidade máxima do auditório da UNEX.
RESULTADOS ESPERADOS:
Elaboração da Carta Pública do Fórum com propostas concretas;
Criação de comitês locais de segurança;
Fortalecimento da integração entre sociedade civil e órgãos públicos;
Estímulo à implementação de um Plano Municipal de Segurança Cidadã.
O evento não tem fins lucrativos. Toda a arrecadação, após as despesas, será revertida em doações para instituições sociais de Itabuna.
