A cantora Daniela Mercury, anfitriã do tradicional projeto Pôr do Som da Bahia, compartilhou, durante coletiva antes do show, detalhes do repertório preparado para a edição deste ano, que aconteceu nesta quarta-feira (1º), no Farol da Barra, em Salvador. A celebração, que marcou os 25 anos do evento, trouxe grandes sucessos da carreira da artista e surpresas no repertório.
“‘O Canto da Cidade’, ‘Música de Rua’, ‘Swing da Cor’, essas canções são muito fortes”, destacou Daniela, ao falar sobre os clássicos que não poderiam faltar. Mas, além dos hits consagrados, a artista anunciou e apresentou ao vivo pela primeira vez uma música inédita, resgatando uma tradição do início da axé music. “A gente fez uma música que eu estava contando, a ‘O Axé é Salvador’, que é com orquestra, tem um arranjo de Luciano Calazans junto com Juliano Valle. É uma música que estou lançando, depois de muitos anos, ao vivo antes de gravar. Maravilha. Isso a gente fazia no começo do axé, e o universo conspirou para que isso acontecesse de novo”.
A cantora explicou que a produção da música foi acelerada para que ela pudesse fazer parte do show. “Eu não quis deixar de cantar no Pôr do Som, e ela não deu tempo de ficar pronta, porque as cordas demoraram de ser gravadas. Então vocês vão ouvir as cordas, vão ouvir a orquestra tocando junto com a banda. Gravei sozinha, mas espero cantar com um monte de gente”, destacou.
A artista definiu a nova canção como uma mensagem de esperança para o novo ano. “É realmente uma oração pra gente começar este ano com paz, com a paz de Gandhi em todo o planeta, com samba-reggae em todo o planeta, pra agradecer tudo que o axé tem conseguido ao longo desses anos. Porque a gente levou o axé pro mundo, a gente sonhou e levou”, completou Daniela.
O evento, que correu o risco de não acontecer ao não ser anunciado junto à grade do Festival Virada Salvador, promovido pela prefeitura da capital baiana, foi confirmado somente no dia 21 de dezembro. A festa começou no final da tarde desta quarta-feira (1º) com o show de Gabriel Mercury. Daniela subiu ao palco cantando “É D’Oxum”, seguida da nova canção “O Axé é Salvador” com a participação da Banda Didá.