As vendas financiadas de veículos no Brasil totalizaram 563 mil unidades em janeiro deste ano, um aumento de 0,2% em relação ao mesmo mês de 2024. O volume registrado é o maior para o período desde 2014, segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pela B3. O levantamento considera financiamentos de veículos novos e usados, abrangendo automóveis leves, pesados e motocicletas.
O principal responsável pelo crescimento foi o segmento de motos, que registrou alta de 2,4% em relação a janeiro de 2024. Por outro lado, o financiamento de automóveis leves caiu 3%, enquanto o de veículos pesados recuou 6,4%.
Entre as regiões do país, o Nordeste liderou o crescimento no financiamento de veículos, com alta de 8,8% em relação a janeiro de 2024. O Norte também apresentou avanço significativo, de 8,4%. Em contrapartida, as regiões Centro-Oeste (-1,2%), Sudeste (-2%) e Sul (-4,3%) registraram queda no volume de financiamentos.
“Em janeiro tivemos um cenário muito similar ao do ano passado. Apesar das quedas em autos leves e veículos pesados, o segmento de motos acabou puxando o cenário geral para cima”, afirmou Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3.