Esta quarta-feira (11) é dia de festa para o esporte baiano. Atletas das modalidades de maratona aquática, canoagem, ciclismo e boxe serão homenageados durante o Prêmio Brasil Olímpico (PBO), uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O reconhecimento é feito aos atletas destaques em competições de modalidades olímpicas durante o ano. A cerimônia acontece a partir das 19h, no Espaço Vivo Rio, no Rio de Janeiro.
Dentre os homenageados pelo COB estão Isaquías Queiroz, medalhista de prata nas Olímpiadas de Paris 2024, a pugilista Bia Ferreira, nadadora de águas abertas Ana Marcela Cunha; os atletas de mountain bike Paola Reis e Ulan Galinski. Ele foi estreante nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
OS MELHORES DO ANO
Durante a cerimônia serão conhecidos ainda os vencedores de categorias como o Melhor do Ano – Troféu Rei Pelé que homenageia os atletas que mais se destacaram no masculino e no feminino. Dentre as mulheres as finalistas são Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Souza (judô) e Ana Sátila (canoagem slalom).
Dentre os homens, Caio Bonfim (atletismo), Edival Pontes (taekwondo) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) concorrem ao prêmio. Na última edição, em 2023, foram eleitos Rebeca Andrade (ginástica artística) e Marcus D’Almeida (tiro com arco).