Uma noite de tragédia abalou Morro de São Paulo, no município de Cairu, nesta segunda-feira (7), após um acidente envolvendo duas lanchas uma de passeio e outra de transporte de passageiros. A colisão ocorreu no mar, em uma das rotas mais movimentadas do turismo baiano, e resultou na morte de um homem e deixou outras 14 pessoas feridas.
Entre os feridos, duas vítimas estão em estado grave. Todas foram socorridas e levadas para hospitais da região. Até o momento, não há registros de desaparecidos no mar.
A vítima fatal foi identificada como Gustavo Veloso, gerente do restaurante Sambas Café, um dos pontos mais conhecidos de Morro de São Paulo. A notícia da sua morte causou forte comoção entre moradores, amigos e comerciantes da localidade.
De acordo com relatos, as lanchas colidiram frontalmente. A de passeio chegou a afundar com o impacto e a de passageiros ficou destruída. Imagens que circulam nas redes mostram moradores utilizando outras embarcações para socorrer os feridos. Em um dos vídeos, é possível ouvir um dos socorristas dizendo: “Todo mundo aqui no apoio, gente. A embarcação de Rafael emborcada. Muitas embarcações aqui dando apoio. Fiquem tranquilos.”
A Marinha do Brasil deve instaurar um inquérito para investigar o caso e esclarecer as circunstâncias do acidente.
Localizado no baixo sul da Bahia, o arquipélago de Cairu é formado por várias ilhas, como Morro de São Paulo e Boipeba, onde o transporte marítimo é essencial para a população e turistas.
Em nota, a prefeitura de Valença lamentou o ocorrido e prestou solidariedade às vítimas. Os feridos foram levados para a Santa Casa de Valença. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. A Marinha informou que já iniciou as investigações sobre o acidente.
“Neste momento de profunda tristeza, a Prefeitura de Cairu manifesta sua solidariedade e pesar à família, amigos e à comunidade de Morro de São Paulo, em especial a todos que conviviam com Gustavo Veloso. O Município segue prestando todo o suporte necessário às pessoas envolvidas”.
Veja abaixo a relação dos feridos ainda internados: Rafael Tavares Brito, 59 anos — segue em observação, com quadro estável, e previsão de alta entre hoje e amanhã, sem necessidade de regulação; Raimunda Marques de Almeida, 57 anos — aguarda regulação. A família, que possui plano de saúde, está definindo a unidade hospitalar de destino; José Roberto Alves Costa, 59 anos — foi transferido por volta das 2h30 da madrugada desta terça-feira (8) para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador; Anderson de Jesus Santana, 20 anos — paciente do Zimbo, segue internado em observação por conta de dores, mas sem risco, e deve ter alta ainda hoje.