A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não registrou mortes violentas (homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) em 95 municípios da Bahia no ano de 2025. Os dados correspondem ao período entre os meses de janeiro e início de outubro.
De acordo com os dados, no sul da Bahia, os municípios sem registro de mortes violentas neste ano são Almadina, Arataca, Barro Preto e Floresta Azul e Pau Brasil. São municípios pequenos, com menos de 10 mil habitantes. Desses, somente Floresta Azul é contado por uma rodovia federal, a BR-415. Já em Arataca, as mortes que ocorreram neste ano foram confronto de suspeitos com a polícia. Os acusados de diversas crimes foram mortos na madrugada do dia 8 de maio.
No período de janeiro a outubro não houve registro de morte violenta nos municípios de Abaíra, Varzedo, Érico Cardoso, Vereda, Aiquara, Wagner, Angical, Apuarema, Antônio Gonçalves, Barro Alto, Barra do Mendes, Boninal, Belo Campo, Boquira, Caatiba, Botuporã, Caldeirão Grande, Caetanos, Capela do Alto Alegre, Canápolis, Cipó, Cardeal da Silva, Elísio Medrado, Carinhanha, Catolândia, Guajeru, Chorrochó, Igaporã, Cordeiros, Itagi, Cravolândia, Jaborandi, Dom Basílio, Jucuruçu, Gentio do Ouro, Jussiape, Ibipitanga, Mansidão, Ibititá e Morpará.
Além de Ipupiara, Nova Canaã, Irajuba, Palmeiras, Itaguaçu da Bahia, Jacaraci, Piritiba, Jandaíra, Santa Inês, Lafaiete Coutinho, Saúde, Lagoa Real, Terra Nova, Lajedinho, Wanderley, Lajedo do Tabocal,Lamarão, Bom Jesus da Serra, Maetinga, Condeúba, Malhada de Pedras, Ibipeba, Matina, Ituaçu, Mirante, Teolândia, Muniz Ferreira, Itiruçu, Nova Redenção, Iuiú, Novo Horizonte, Mirangaba, Paramirim, Paratinga, Pedrão, Piraí do Norte, Piatã, Teofilândia, Pindaí, Valente, Planaltino, Boa Vista do Tupim, Ribeira do Amparo, Tanquinho, Rio do Antônio, Várzea Nova, Rio do Pires, Tanhaçu e Coronel João Sá.
No acumulado do ano, a Bahia apresenta uma redução de 8,9%, na comparação com o mesmo período de 2024. A Polícia Civil informou que as ações preventivas e de inteligência promovidas pelas Forças Estaduais, Federais e Municipais estão intensificadas em todo o estado.
